7º e 9º ano
Probabilidade/ Porcentagem
Razão e Proporção
Tratamento de Informação
H01, H03 e H44
GI e GIII
SISTEMA DE NUMERAÇÃO
CONJUNTO DOS NÚMEROS RACIONAIS
RAZÃO/ PROPORÇÃO/ PORCENTAGEM
PROBABILIDADE
FRAÇÕES E NÚMEROS DECIMAIS
Plano de Aula
- 9º ano/ 8ª série
- Conteúdo: Probabilidade
- Duração: 4 horas/ aulas
Objetivo geral
- Propiciar que os alunos sejam
críticos, criativos, investiga tivos e éticos, apoiados na te cnologia de informação.
Objetivo específico
- Mostrar a relação entre os con
ceitos de fração, de porcentag em e probabilidade e o conjunt o dos números racionais.
Justificativa
- Antecipar um evento para se ob
ter resultado satisfatório num a visão geral de todas as poss ibilidades. - Este seria um objetivo. Mostre o por quê este assunto seria trabalhado.
Procedimentos
- Perguntar aos alunos se eles j
á ouviram falar em probabilida de. - Citar alguns fatos em que esse conceito aparece de forma intuitiva. Por exemplo, há uma maior probabilidade que o número de acidentes de trânsito aumente no horário de pico.
- Retomar o conceito de fração, desenhando uma barra e riscando ¾ dessa barra. Desenhar um círculo e pintar 2/8 desse círculo. Transformar essas frações em porcentagem.
- Desenhar um círculo, dividindo
em 8 partes iguais e numerand o essas partes de 1 a 8. Levar os alunos a imaginar uma role ta, promovendo um jogo de apos tas, girando somente uma vez e m cada rodada. Desafiar os alu nos: Quais são as chances para cada tentativa? - Definir probabilidade como a fração do número de casos favoráveis em relação ao número de caso.
Robson Lemos.
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