sexta-feira, 28 de junho de 2013

Plano de Aula

7º e 9º ano


Probabilidade/ Porcentagem
Razão e Proporção


Tratamento de Informação


H01, H03 e H44


GI e GIII
SISTEMA DE NUMERAÇÃO

CONJUNTO DOS NÚMEROS RACIONAIS

RAZÃO/ PROPORÇÃO/ PORCENTAGEM

PROBABILIDADE


FRAÇÕES E NÚMEROS DECIMAIS

Plano de Aula


  • 9º ano/ 8ª série
  • Conteúdo: Probabilidade
  • Duração: 4 horas/ aulas
Objetivo geral 
  • Propiciar que os alunos sejam críticos, criativos, investigativos e éticos, apoiados na tecnologia de informação.
Objetivo específico
  • Mostrar a relação entre os conceitos de fração, de porcentagem e probabilidade e o conjunto dos números racionais.
Justificativa 
  •  Antecipar um evento para se obter resultado satisfatório numa visão geral de todas as possibilidades.
  • Este seria um objetivo. Mostre o por quê este assunto seria trabalhado.
Procedimentos 
  • Perguntar aos alunos se eles já ouviram falar em probabilidade.
  • Citar alguns fatos em que esse conceito aparece de forma intuitiva. Por exemplo, há uma maior probabilidade que o número de acidentes de trânsito aumente no horário de pico.
  • Retomar o conceito de fração, desenhando uma barra e riscando ¾ dessa barra. Desenhar um círculo e pintar 2/8 desse círculo. Transformar essas frações em porcentagem.
  • Desenhar um círculo, dividindo em 8 partes iguais e numerando essas partes de 1 a 8. Levar os alunos a imaginar uma roleta, promovendo um jogo de apostas, girando somente uma vez em cada rodada. Desafiar os alunos: Quais são as chances para cada tentativa?
  • Definir probabilidade como a fração do número de casos favoráveis em relação ao número de caso.




Robson Lemos.

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